alimentação saudável antes e depois

O que comer antes e depois do treino

21.9.16Unknown


Olá olá,

O que devo comer antes e depois do treino? é uma das perguntas que mais me colocam e a verdade é que as respostas podem variar bastante de acordo com o objectivo de cada pessoa e com o horário de treino. Como sabem não tenho formação na área por isso apenas posso partilhar aquilo que resulta comigo e de acordo com o meu horário de treino, que é à hora de almoço. 

Refeição pré-treino 

A refeição pré-treino é fundamental para evitar a sensação de fome durante o exercício, evitar a fadiga e preparar o corpo para uma boa dose de actividade física.

Objectivo: Manter energia para o treino 
Quando: Idealmente 1 hora antes
O quê: 1 peça de fruta (banana, maçã, pêra, morangos, etc), cereais como pão ou tostas integrais (podem adicionar queijo magro ou fiambre de frango/perú), ovo cozido, chá verde, iogurte magro (eu costumo comer mas cuidado com a ingestão de iogurte ou leite muito perto da hora de treinar, pode causar algum desconforto gástrico durante o treino). 

Refeição pós-treino 

Como treino na hora de almoço, o meu pós-treino é o almoço em si. Esta refeição é de extrema importância pois após o desgaste de um treino, os músculos vão absorver tudo o que lhes dermos. 

Objectivo: Recuperar o gasto energético do treino
Quando: No máximo 30 minutos depois do treino
O quê: Proteínas magras (carne de aves, peixe), claras de ovo, hidratos de carbono integrais, leguminosas. É preciso ingerir alimentos ricos em vitaminais e sais minerais. Devemos também ingerir hidratos de carbono de absorção rápida (fruta, sumos, iogurtes), para reposição imediata do glicogénio muscular por isso costumo comer uma peça de fruta sempre no fim de cada refeição.

Nunca esquecer que durante a actividade física perdemos uma grande quantidade de água e sais minerais e por isso, a ingestão de água é fundamental. A água deve ser gerida de acordo com a fadiga e necessidade de cada um e deve ser feita antes, durante e após o exercício físico. 

*Para informações mais específicas consultar um profissional da área como um nutricionista ou um personal trainer.  

Ajudei? Contem-me quais são as vossas refeições pré e pós treino, nunca é demais saber novos snacks e refeições. ;) 

Posts relacionados

2 comentários

  1. Olá,

    Banana, com pedaços de nozes e polvilhada com canela é dos meus snacks pré-treinos favoritos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu também costumo polvilhar canela na banana, fica uma delícia!
      Beijinhos

      Eliminar

Posts Populares

Instagram

Contacto