aprendi aumento de peso

As diferentes emoções no processo de perda de peso

25.10.16Unknown


Ora viva!

Engane-se quem pensa que ter um estilo de vida saudável é um processo simples e constante, não é. Pelo menos comigo. Desde que decidi mudar de estilo de vida, quase há 2 anos atrás, tenho passado por diversas fases. Uma melhores, outras piores. Aquilo que quero que saibas é que é tudo uma questão de tempo, e as coisas podem sempre melhorar! 

Fase 1 - Sinto-me tão mal!

É aquela fase em que nos olhamos ao espelho e não gostamos do que vemos. Aquela fase em que não cabemos nas calças de sempre. Aquela fase em que um amigo que não vemos há mais tempo nos diz “estás mais gordinha?” e infelizmente, aquela fase em que nos sentimos mal. Ficamos irritadas, sentimo-nos inchadas. E como se não bastasse, mesmo não nos sentido bem no corpo que temos, só nos apetece comer porcarias. Comemos, e depois ficamos mais irritadas ainda. Era assim que estava, foi assim que tudo começou. Se estás nesta fase então começa a pensar em mudar de vida. Mas não penses muito, a decisão dever ser rápida e determinada. Eu decidi mudar literalmente do dia para a noite, apesar de não me sentir muito bem já há algum tempo. Vai custar mas muda de vida. Começa a fazer exercício. Pode ser em casa, no ginásio, à beira-rio ao fim do dia, é como preferires. Começa a comer bem e vais ver que os resultados aparecem!

Fase 2 - Isto até resulta.

Nesta fase começamos a ver os resultados e sentimos-nos mais motivados do que nunca. É aquela fase onde até podes fazer o "dia da asneira” mas vês tão bons resultados que não queres sentir que estás a deitar tudo a perder. Aquela fase em que os nossos amigos nos dizem “está tão mais magra, vê lá não emagreças demais” e tu sentes que ganhaste o dia porque efectivamente se notam os resultados. Esta, é aquela fase em que estamos focados, felizes e cheios de vontade de continuar. O meu conselho? Aproveitem a onda de motivação para dar sempre mais em cada treino e aproveitem para saber cada vez mais sobre este mundo saudável (há tanto por descobrir!) 

Fase 3 - Não mexe mais! 

Aqui é quando nos sentimos no topo do mundo, quando atingimos os nossos objetivos. É aquela fase em que nos voltamos a sentir bem connosco próprios e a moral está em altas. Aquela fase em que publicamos fotografias da nossa mudança e cada vez que olhamos para a fotografia, pensamos que mesmo com tanto sacrifício, voltávamos a fazer tudo outra vez. É aquela fase em que vamos comprar roupa nova, vamos cortar o cabelo e mudar de visual. Aquela fase em que nos apetece tratar ainda mais da pele, das unhas, do cabelo. Aquela fase em que nos sentimos no ponto, e estamos mais felizes do que nunca. 

Fase 4 - Uma vez não me faz mal. 

A fase mais perigosa de sempre: a manutenção! Já atingimos as metas que queiramos e sentimos-nos indestrutíveis. Achamos que como vamos ao ginásio e comemos de forma saudável podemos deslizar de vez em quando que já não voltamos ao que éramos. E podemos, atenção! O problema é que, quando sem consciência, achamos que podemos deslizar e comer porcarias vezes a mais. Como já perdemos quilos antes, achamos que vamos conseguir voltar a perdê-los caso a coisa corra mal. Esta é aquela fase em que achamos que temos tudo controlado, mas cuidado, não podemos passar a ter os hábitos que tínhamos antes senão voltamos à estaca zero. Tudo deve ser feito com peso e medida e o segredo nesta fase é o equilíbrio e arranjarmos a melhor forma de comer umas porcarias de vez em quando mas de nos continuarmos a sentir bem connosco próprias. 

Fase 5 - Outra vez?

Nem todas as pessoas passam por esta fase, atenção. Mas a verdade, é que é mais comum do que parece e temos de ter isso em conta. Esta fase é aquela em que como nos desleixámos um pouco, voltamos a ganhar peso. Claro que há pessoas que voltam ao peso inicial (mais raro) e pessoas, como eu, que aumentam dois ou três quilinhos. Como estamos habituados ao corpo em forma, sentimos logo, e desanimamos. Começamos a entrar no loop do “é só hoje” e o mundo parece que está contra nós. É aquela fase em que a rotina é quebrada e sem nos apercebemos, estamos a ir contra tudo aquilo que temos trabalhado nos últimos meses. Os motivos para nos desleixarmos podem ser variados mas a verdade é que quando estamos sem força de vontade, conformam-nos com os problemas e deixamos de lutar. Conselho: assim que estiveres a entrar nesta fase, não arrastes por muito tempo. Eu estive três meses mais desleixada e apesar de continuar dentro do peso (apesar de não estar como queria) estava a ser difícil motivar-me para voltar ao ginásio e parar de comer gordices. 

Fase 6 - Let’s do it again!

A última fase, aquela em que nos sentimos de novo motivadas e nada dos pára. É onde estou agora. Normalmente nestas alturas as pessoas arranjam um tratamento de choque para voltarem à rotina. Ou se inscrevem numa nova modalidade, começam um plano alimentar ou voltam em grande ao ginásio. Qualquer coisa serve, desde que te voltes a sentir bem! Nesta fase começamos a ver (outra vez!) os resultados e o corpo começa a mudar. Voltamos aquele sentimento da fase 2 onde o nosso corpo nos parece bem. Sinto-me de volta ao activo e cheia de força para continuar. Aqui o conselho é mesmo continuar de cabeça erguida e não voltar a desistir!

Muitas pessoas sentem a perda de peso como um ciclo mas estar sempre a aumentar e perder peso não faz nada bem ao nosso organismo e saúde. 
Se estás nalguma das fases menos positiva pensa que vais dar a volta por cima e não adies mais, muda hoje, muda agora! 
Se estás numa das fases positivas, faz por manter isso, porque acredita, é a melhor sensação do mundo! 

E tu, em que fase é que estás? Partilha a tua experiência comigo. 


Posts relacionados

2 comentários

  1. bem eu não estou em nenhuma fase, tenho bulimia nervosa e já ando a algum tempo com compulsão alimentar não sei mesmo o que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiana.

      O melhor será mesmo procurares ajuda médica para conseguires ultrapassar isso! Muita força! Beijinhos

      Eliminar

Posts Populares

Instagram

Contacto