desabafo dicas

As desculpas que damos a nós mesmos

31.3.17Unknown



Posso parecer dura, mas não posso começar este post de outra maneira: desculpas são mentiras que contamos a nós próprios para não lidarmos com coisas que nos incomodam. 

É a verdade, e nem vale a pena lutar contra isso. Contudo, deixem-me começar dizendo que nem tudo é desculpa, atenção. Há dias, semanas e meses difíceis, mas é preciso muita força de vontade para passar por cima e devemos descruzar os braços e agir.

Quando estou em fases menos boas, o meu cérebro é perito em encontrar algumas destas. Como é o vosso? 

1. “Não devia comer isto, mas é só hoje”
Se for “só hoje” mesmo, tudo bem, todos merecemos. O problema é quando este “só hoje” vira todos os dias e saíamos da rotina num piscar de olhos. 

2. “Devia ir ao ginásio… mas estou tão cansada
O ginásio (leia-se exercício físico), pode ser mais libertador do que parece. Não vale arranjar isso como desculpa! Vejam o exercício físico não como obrigação mas como um momento bom e relaxante (mesmo que só seja no fim do treino :p).

3. “Já comecei mal a semana...”
...então a semana está perdida! Confesso, esta é a desculpa que mais uso inconscientemente quando estou em baixo de forma. Parece que falhar uma segunda, já compromete a semana. Uma parvoíce! Se falhares segunda, agarra a terça como se de uma segunda se tratasse. 

4. Será que me faz mal? Não deve fazer”
Às vezes subestimamos alimentos/refeições que parecem inocentes mas que nos fazem super mal. Antes de o cérebro responder logo “não deve fazer...”, pensa, pára e analisa. Muitas vezes vou pesquisar na net antes de comer por impulso ou por achar que não tem problema.

5. “Não estou a ter resultados, por isso vou parar
Esta confesso que não utilizo (até porque normalmente os vejo!) mas é bem comum. Os resultados aparecem, mas não de um dia para o outro. Começa a treinar com mais consistência, a comer de forma adequada e procura ajuda de um profissional, vais ver que os resultados aparecem com o tempo. 

6. “Eu até fazia, mas não tenho companhia!”
É certo que com companhia ganhamos uma motivação extra, mas não pode ser desculpa para não mudar. Se queres mesmo um estilo de vida saudável, avança. Vais ver que logo logo, com os resultados, vais ter pessoas a juntar-te a ti. 

7. “Isto é de família”
Abençoados aqueles a quem a genética lhes proporcionou um bom corpo, mas não deve ser desculpa para mudar não maus hábitos. Se tens tendência a engordar, como eu, o esforço e dedicação tem de ser triplicado mas é possível!

Resumindo: há espaço dias menos bons, para dias de cansaço, para dias de "é só hoje" ou "só este docinho". O problema é quando juntamos todos os "bocadinhos" e se tornam num grande abalo no treino, plano alimentar ou até mesmo bem-estar. Vamos lá arranjar forças e deixar as desculpas de lado!

Posts relacionados

4 comentários

  1. aiii isto é tão verdade!!!
    Um beijinho.
    http://ina.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é?
      Uma pessoa tem de ter muita determinação :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Uiiii tão eu :)
    A força de vontade é a minha pior inimiga!!! Consciência já tenho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem do que falas... :)
      Muita força Carina!
      Beijinhos

      Eliminar

Posts Populares

Instagram

Contacto